09/12/2009
Convite Vida na Internet
24/11/2009
Duplo lançamento em Lisboa, de António M. R. Martins e Vera Sousa Silva
13/11/2009
Exposição Individual de Pintura de Joma Sipe
Exposição Individual de Pintura de Joma Sipe
Ecos do Silêncio 2009
Morocco - House of Tea
(Av. d. João IV, 1317 - Guimarães - a 100m da Estação de comboios)
Até ao fim de 2009
Inauguração da Exposição: sexta-feira, dia 13 de Novembro pelas 21h
12/11/2009
Convites para Porto e Setúbal
03/11/2009
Corpo de Corcel, de Cristina Pinheiro Moita
O Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, José Fidalgo, a autora, Cristina Pinheiro Moita, e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de apresentação do livro “Corpo de Corcel” a ter lugar no Auditório da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, sito na Rua Dr. Vasco Moniz, 27/29, Vila Franca de Xira, no próximo dia 7 de Novembro, pelas 16:00. Obra e autora serão apresentadas pela poetisa Vera Sousa Silva. Esta sessão contará com o leitura de poemas pela Prof.ª Ermelinda Caetano e pelo poeta António MR Martins.
"Momentos..." de Luís Ferreira
O Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Prof. Litério Marques, o autor, Luís Ferreira, e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de apresentação do livro "Momentos..." a ter lugar na Biblioteca Municipal de Anadia, sita na Rua das Sobreiras, em Anadia, no próximo dia 7 de Novembro, pelas 16.00.
02/11/2009
"Sentimentos... Sonhos...", de Antónia Serafim
A autora, Antónia Serafim, e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de apresentação do livro“Sentimentos... Sonhos... ”, a ter lugar na Biblioteca de Alcochete, sita na Rua Professor Leite da Cunha, em Alcochete, no próximo dia 7 de Novembro, pelas 17:30. Obra e autora serão apresentadas por Ana Maria Thomã.
01/11/2009
“rio que corre indiferente”, de Nuno Guimarães
O autor, Nuno Guimarães, e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de apresentação do livro “rio que corre indiferente” a ter lugar na Espaço IMERGE, sita na Rua de Santa Catarina, 777, no Porto, no próximo dia 6 de Novembro, pelas 18:00. Obra e autor serão apresentados por Joana Amendoeira e esta sessão contará com a leitura de poemas por Hélder Moutinho.
“Histórias com Gente”, de Teresa David
08/10/2009
Convite para Sábado
27/09/2009
Revista LUXOS TIME - Outubro
LUXOS TIME DE OUTUBRO QUASE NAS BANCAS
Não perca:
· Uma visita demorada à Kasa do Futuro
· O novo Lexus RX 450h
· O restaurante Degust’Ar em Évora
· Crónica de Ana Anes sobre os seus luxos privados
· Tendências de moda para este Outono
· O novo hotel da Serra da Estrela H2Otel
· A selecção de livros por Carlos Câmara Leme
· Os três melhores álbuns dos Beatles por Vítor Belanciano
· O projecto artístico Land Art na China
· E muito, muito mais…
08/09/2009
Mário Correia - Modalidade Revelação no Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage 2009
O Divulgando Artes endereça os parabéns ao jovem e promissor autor.
Momentos, de Luis Ferreira
07/09/2009
80 anos de Zeca Afonso
Associação José Afonso (núcleo do norte)
21/08/2009
Convite - Exposição poemofotográfica "o nú das palavras"
20/08/2009
18/08/2009
NARRATIVA VISIONÁRIA
exposição de pintura
NARRATIVA VISIONÁRIA
LUIS ATHOUGUIA
8 de Agosto a 9 de Setembro
No texto do Catálogo, por Manuel da Silva Ramos, pode ler-se:
…todos os quadros onde reina o formidável pastel de Luís Athouguia, são janelas abertas para a emoção. São janelas que nos fazem ver vidas guilhotinadas mas que gozam de uma faculdade de locomoção desmesurada. São janelas essenciais que deixando para trás o quotidiano mais prático se abrem a velozes mares de pensamento. São janelas incessantes que dão para montanhas movediças de sonhos. Não tenhamos medo de o dizer: o pastel substancial de Athouguia ilumina a nossa noite e traz-nos a pureza dos primitivos tempos em que podíamos tocar as estrelas com as mãos.
Diga-se: ninguém actualmente em Portugal faz uma pintura destas. O Luís Athouguia é único e inclassificável (não é surrealista nem deixa de ser quando afirma a sua reticência!) e é toda esta volúpia do sonho que faz a sua força. E também o seu equilíbrio. Agora que morreram o Mário Botas, o Cesariny, o Álvaro Lapa, resta-nos o Luís Athouguia para nos conduzir ao país onde os coelhos usam relógios de pulso e as meninas têm mais de dois seios no peito.
Luís Athouguia é natural de Cascais, diplomado pelo IADE, Instituto Superior de Design de Lisboa, participou em relevantes Exposições Internacionais, Bienais de Arte, encontros de Arte Postal e integrou diversos grupos multi-disciplinares e plurinacionais de Artistas. Desde 1983 realizou mais de duas centenas de exposições em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália. Está representado em museus, instituições e importantes colecções nacionais e estrangeiras e foi premiado em certames de Arte nacionais e internacionais.
CONVENTO SÃO JOSÉ
Rua Joaquim Eugénio Júdice
8400-325 Lagoa
Algarve - Portugal
Tel.: +351 282 380 434
Segunda a Sexta: das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Sábados e Feriados: das 15h00 às 19h00
26/06/2009
Sábado, na Casa do Alentejo
Obra e autor serão apresentados por Xavier Zarco.
O autor, Gonçalo B. de Sousa, e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de lançamento do livro “Canção do Exílio”, a ter lugar na Casa do Alentejo, Rua Portas de Santo Antão, 58, Lisboa, no próximo dia 27 de Junho, pelas 19:00.
Obra e autor serão apresentados por José Félix
18/06/2009
José Ribeiro Marto
Obra e autor serão apresentados por Celeste Lima de Freitas e esta sessão contará com a leitura de poemas por Graça Vasconcelos e Melim Teixeira.
Morada:
Biblioteca Municipal Central
Palácio Galveias
Campo Pequeno
1049-046 Lisboa
(Freguesia de Nossa Senhora de Fátima)
Contactos:
Tel.: 21 780 30 20
E-mail geral: bib.galveias@cm-lisboa.pt
E-mail serviço de empréstimo: bib.galveias.emp@cm-lisboa.pt
E-mail serviço de referência: bib.galveias.ref@cm-lisboa.pt
E-mail espaço infantil: bib.galveias.infantil@cm-lisboa.pt
Transportes:
Metro: Campo Pequeno
Autocarro: 1, 21, 36, 44, 49 e 56
Comboio: Entrecampos
Pontos de referência:
Estando na Av. João XXI, na direcção Areeiro, a biblioteca encontra-se do lado direito, antes da sede da Caixa Geral de Depósitos.
Estando na Av. João XXI, na direcção Av. Da República, a biblioteca encontra-se do lado esquerdo, depois da sede da Caixa Geral de Depósitos.
17/06/2009
Inauguração da nova Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Esta biblioteca é um espaço de cultura e convívio, que se quer partilhado por todos. Além da normal actividade de uma biblioteca – disponibilização de periódicos, sala de leitura e multimédia, pretende-se igualmente reforçar uma actividade que vinha já sendo desenvolvida na antiga Biblioteca Municipal: a promoção de actividades, principalmente junto dos mais novos, que promovam o gosto e o interesse pela leitura e pelos livros.
Na mesma ocasião, e no mesmo local, é inaugurada a exposição colectiva de escultura ao ar livre EsculturaLivre. Esta mostra, que se irá manter até ao dia 31 de Dezembro, é mais uma aposta na promoção da cultura, trazendo-a junto das pessoas, e conta com grandes nomes do panorama artístico nacional e internacional.
No interior da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, será inaugurado o Painel de Azulejos de Manuel Cargaleiro e a exposição “Fernando Piteira Santos – Português, Cidadão do Século XX”.
Apareçam! A Amadora merece!
Morada: Av. Conde Castro Guimarães, freguesia da Reboleira, em frente à Academia Militar
10/06/2009
Miguel Cardoso Pereira e António Boavida Pinheiro
03/06/2009
In Pulsos, de Lurdes Dias (Cleo)
Obra e autora serão apresentadas pela escritora Mel de Carvalho.
Nascida em Lisboa, é numa pequena aldeia (Pai das Donas, Arganil) que passa a sua infância e adolescência em permanente contacto com a natureza no seu estado mais puro. Frequentou a Esc.Sec. de Arganil até ao 9º ano. Mais tarde, regressa a Lisboa, mas sempre com a sua alma presa ao campo, que lhe marcou uma etapa importante da vida. Com a descoberta das novas tecnologias e das ferramentas que as mesmas lhe davam para abraçar o mundo, não hesitou e começou a dar vida a um outro “eu” que habitava dentro de si, mas que até então desconhecia… Criou o seu primeiro blogue na Internet, chamado ECOS, e se mostrou ao mundo sob o “nick” de medusa, começando assim uma caminhada fascinante pelo mundo das letras. Mais tarde conheceu alguns sites de poesia e ingressou neles, partilhando os seus escritos singelos, e que ao mesmo tempo ia publicando no seu blogue principal, IMPULSOS (http://impulsosdalma.blogspot.com). Participou em algumas publicações colectivas, mais precisamente nos livros: “A Arte pela Escrita”, “Colectânea 2008 Luso Poemas” e “Nas Águas do Verso”, todas elas promovidas pelos sites de que faz parte, Luso Poemas e EscritArtes. É conhecida no mundo cibernauta pelo nome de Cleo e do qual não se pode desligar, por fazer parte de si mesma.
Após o lançamento do livro haverá um jantar no mesmo local, para todos que queiram participar.
Apareçam!
02/06/2009
Diário de Maria Cura em Lisboa
Esta sessão contará com impressões sobre a obra de Lurdes Dias (Cleo), Magda Pais e Vera Sousa Silva: três mulheres à volta de um livro.
Se puder, apareça.
25/05/2009
Paulo Afonso Ramos, em O Caminho da Vontade
O autor, Paulo Afonso Ramos e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de apresentação do livro “Caminho da Vontade”, a ter lugar no auditório sito a Campo Grande n.º 56, Lisboa, no próximo dia 30 de Maio pelas 19.00 horas.
Obra e autor serão apresentados pela Dr.ª Conceição Matos.
A sessão contará com a presença de Inês Ramos, que declamará alguns poemas deste tomo.
Teoria do Esquecimento, de José Félix
Obra e autor serão apresentados pelo poeta Rui Sousa
P. Charters d’Azevedo
P. Charters d’Azevedo
Parcelas Coloridas
Exposição de Pintura
Inauguração dia 22 de Maio às 18:30 horas
A exposição estará patente até dia 5 de Junho de 2009, todos os dias no Jardim de Inverno do Hospital da Luz
Av. Lusíada 1500 Lisboa - 217 104 400Linhas Incertas, de Conceição Bernardino
A autora Conceição Bernardino e a Editora Mosaico de Palavras, têm a honra de convidar V.Exas. a estar presente na sessão de lançamento do livro “Linhas Incertas”, que terá lugar no próximo dia 30 de Maio, pelas 15.00 horas, na Casa Museu Teixeira Lopes, na Rua Teixeira Lopes, 32 – V.N.G (perto da Câmara de Gaia).
Prefaciado pela Doutora Goreti Dias
Os textos de Conceição Bernardino não escapam à descoberta de um determinado ponto de vista, ou seja, ao inevitável pressuposto de um sujeito, já que não existe uma análise absolutamente neutra, sem indivíduo. Cada poema é uma situação de comunicação em que a subjectividade dá lugar à apresentação claramente incisiva de alguém que gira nas esferas de valores observadas e colhidas na sociedade, ciência, moral e arte, a reflexão de um acto de conhecimento da autora em contacto com o mundo real, as suas injustiças, guerras e desamores. (…)
A poesia de “Linhas incertas” tem uma força imagética que nos roça a pele e penetra a carne, uma magnitude que, poesia dentro, se faz a cada verso mais crua, mais real. A presença de predadores na esquina dos desprevenidos, dos simples e dos desprotegidos! Da passividade à actividade, o sujeito da enunciação instiga “Crentes do nada, do vazio, levantai a cruz,/que a morte cala todos os dias...” em “ Sexta-feira Santa”; as palavras oferecem-se à partilha da dor: “Sou um pedaço de carne/que atiram aos cães”, em “Retirem-me estes cadeados”.
A apresentação da obra será feita pela escritora Rosa
13/05/2009
Poetria no Breyner85
No próximo dia 17, domingo pelo cair da tarde, 18 horas para sermos mais precisos, haverá poesia e poetas d'Aqui e d'Agora no carismático Breyner85, nessa mesma rua e número.
Poesia (acompanhada ao piano) de: António Pedro Ribeiro, Nuno Brito, Pedro S. Martins, Patrícia Lino, César Romão, Cecília Ferreira, Minês Castanheira, André Consciência, Marco Dias, Afonso Reis Cabral.
O que eles escrevem é de cortar a respiração...
Leitura de poemas: Cláudia Novais, André Sebastião, António Pinheiro.
Apresentação: Carlos Lopes. Entrada: 2 €.
10/05/2009
Caminho da Vontade na Póvoa de Santa Iria
O autor,
Obra e autor serão apresentados pelo poeta Xavier Zarco.
Esta sessão contará com a actuação musical de antigos e actuais alunos da escola e com a declamação de poemas deste tomo pelo professor Luís Nunes.
06/05/2009
Pedaços do Meu Sentir, de Vítor Cintra
O livro, em cuja capa se reproduz uma tela da pintora Alvani Borges, tem prefácio do poeta António Paiva e será apresentado pelo poeta Xavier Zarco.
05/05/2009
"Pedaços D´Alma, de Sandra Nóbrega
Obra e Autora serão apresentados pelo Mestre Rogério Borges Pereira Mota.
Se puderem, não faltem.
04/05/2009
Histórias do Deserto - Carlos Teixeira Luís
A apresentação será feita pelos poetas António MR Martins e Vera Sousa Silva.
“Histórias do Deserto” é um livro misto de poesia, contos e pequenos textos. O tema: a vida citadina, os subúrbios e as travessias dos desertos particulares e colectivos. São todos convidados.
29/04/2009
Grande Exposição de Arte Internacional na Covilhã
Inaugura no próximo dia 9 de Maio na Tinturaria - Centro de Exposições da Covilhã,uma grande exposição Internacional de Arte.
Colectivo Cillero
CENTRO DE EXPOSIÇÕES DA COVILHÃ
ROSSIO DO RATO - 6200-050 COVILHÃ
Grupo Internacional de Artistas
COLECTIVO CILLERO
expõe na Covilhã
PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA, CERÂMICA, VIDRO, POESIA
Inauguração dia 9 de Maio, Sábado, às 18h00
Por convite do Município da Covilhã, o grupo internacional de Artistas Colectivo Cillero apresenta uma exposição multidisciplinar intitulada “CIDADES - o artista e sua envolvência”, no Centro de Exposições - Tinturaria.
Uma exposição que pretende inter-relacionar diversas disciplinas artísticas representadas por criadores de nacionalidades distintas à volta do conceito da arte e do âmbito geográfico.
Representa plasticamente um espaço simbólico (cidade) onde concretizar uma realidade comum, próxima de todos e cada um dos artistas.
Define-se esta realidade comum, como uma identidade colectiva capaz de interactuar sobre a criação, com a convicção de que as suas acções criadoras podem representar tanto uma realidade local como global, criando um espaço de reflexão sobre a relação que se estabelece entre o artista e a sua envolvência e como se manifesta na sua obra.
O Colectivo Cillero, conta com 10 anos de actividade artística. Durante uma década a associação, que nasceu em Albacete, Espanha, vem realizando uma actividade cimentada no respeito, tolerância e diversidade como fonte de riqueza.
É formado actualmente por artistas de Espanha, França, Alemanha, Croácia, Portugal (representado pelo pintor Luis Athouguia) e Japão. Os seus membros, além de cidadãos residentes na Europa, identificam-se plenamente com o que este continente tem representado e representa na área da cultura e da arte para todo o mundo.
Realizaram recentemente exposições em Madrid, Toledo, Albacete e Hellin em Espanha, em Baignes em França, manifestam-se agora na Covilhã e terminarão o ano
Esta é uma mostra que merece ser vista, descodificada e fruída com todo o empenho e sentido crítico.
Patente até 13 de Junho
Terça a Sexta das 10:00 às 20:00 / Sábado das 14:00 às 20:00 horas
ALICIA CASTRO LÓPEZ
Medina del Campo, Espanha - Pintura
CORINNE MEDINA-SALUDO
Poitiers, França - Pintura
DIMITRIJE KATALINIC “DIMI”
Split, Croácia - Pintura
FERMÍN DE BEDOYA
Valência, Espanha - Escultura
FRIEDHARD MEYER
Nuremberga, Alemanha - Pintura
HERNÁNDEZ OTERO
Madrid, Espanha - Pintura
JESÚS DÍAZ HERNÁNDEZ
Madrid, Espanha - Poemas
LUÍS ATHOUGUIA
Cascais, Portugal - Pintura
LUIS MACHÍ GÓMEZ
Valência, Espanha - Vidro
MANUEL RUIZ GARCIA
Villaverde de Guadalimar, Espanha - Fotografia
MICHIKO TOTOKI
Tóquio, Japão - Fotografia
PABLO BAEZA
Albacete, Espanha - Pintura
RAFAEL CATALÁN YNSA
Barcelona, Espanha - Cerâmica