26/06/2009

Sábado, na Casa do Alentejo


O autor, José-Augusto de Carvalho, e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de lançamento do livro “Do Mar e de Nós”, a ter lugar na Casa do Alentejo, Rua Portas de Santo Antão, 58, Lisboa, no próximo dia 27 de Junho, pelas 16:00.

Obra e autor serão apresentados por Xavier Zarco.




O autor, Gonçalo B. de Sousa, e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de lançamento do livro “Canção do Exílio”, a ter lugar na Casa do Alentejo, Rua Portas de Santo Antão, 58, Lisboa, no próximo dia 27 de Junho, pelas 19:00.

Obra e autor serão apresentados por José Félix

18/06/2009

José Ribeiro Marto


O autor, José Ribeiro Marto, e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de lançamento do livro “Pastoreio”, que recebeu o Prémio Litterarius do Clube Racal de Silves (Poesia), em 2007, a ter lugar no Palácio Galveias, Lisboa, no próximo dia 20 de Junho, pelas 19:30.

Obra e autor serão apresentados por Celeste Lima de Freitas e esta sessão contará com a leitura de poemas por Graça Vasconcelos e Melim Teixeira.


Morada:
Biblioteca Municipal Central
Palácio Galveias
Campo Pequeno
1049-046 Lisboa
(Freguesia de Nossa Senhora de Fátima)

Contactos:
Tel.: 21 780 30 20
E-mail geral: bib.galveias@cm-lisboa.pt
E-mail serviço de empréstimo: bib.galveias.emp@cm-lisboa.pt
E-mail serviço de referência: bib.galveias.ref@cm-lisboa.pt
E-mail espaço infantil: bib.galveias.infantil@cm-lisboa.pt

Transportes:
Metro: Campo Pequeno
Autocarro: 1, 21, 36, 44, 49 e 56
Comboio: Entrecampos

Pontos de referência:
Estando na Av. João XXI, na direcção Areeiro, a biblioteca encontra-se do lado direito, antes da sede da Caixa Geral de Depósitos.

Estando na Av. João XXI, na direcção Av. Da República, a biblioteca encontra-se do lado esquerdo, depois da sede da Caixa Geral de Depósitos.

17/06/2009

Inauguração da nova Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos


No próximo dia 19 de Junho, pelas 17.30h, é inaugurada a nova Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.
Esta biblioteca é um espaço de cultura e convívio, que se quer partilhado por todos. Além da normal actividade de uma biblioteca – disponibilização de periódicos, sala de leitura e multimédia, pretende-se igualmente reforçar uma actividade que vinha já sendo desenvolvida na antiga Biblioteca Municipal: a promoção de actividades, principalmente junto dos mais novos, que promovam o gosto e o interesse pela leitura e pelos livros.
Na mesma ocasião, e no mesmo local, é inaugurada a exposição colectiva de escultura ao ar livre EsculturaLivre. Esta mostra, que se irá manter até ao dia 31 de Dezembro, é mais uma aposta na promoção da cultura, trazendo-a junto das pessoas, e conta com grandes nomes do panorama artístico nacional e internacional.
No interior da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, será inaugurado o Painel de Azulejos de Manuel Cargaleiro e a exposição “Fernando Piteira Santos – Português, Cidadão do Século XX”.

Apareçam! A Amadora merece!

Morada: Av. Conde Castro Guimarães, freguesia da Reboleira, em frente à Academia Militar

10/06/2009

Miguel Cardoso Pereira e António Boavida Pinheiro

O autor, Miguel Cardoso Pereira e a Temas Originais, têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de lançamento do livro “Amor dos Babuínos”, a ter lugar no Auditório sito ao Campo Grande, 56, Lisboa, no próximo dia 13 de Junho, pelas 14:00.
Obra e autor serão apresentadas pelo jornalista Vítor Serpa.
Miguel Cardoso Pereira nasceu em 1980, no Campo Grande, em Lisboa. Frequentou o curso de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e formou-se em Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa. É jornalista de A BOLA desde 1999. Tem passado a vida entre a capital e Almada, vive no Tejo, onde aliás aprendeu a nadar. 'Amor dos Babuínos' é o seu primeiro romance.

O autor, António Boavida Pinheiro e a Temas Originais, têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de lançamento do livro “Cem Poemas... Diversos”, a ter lugar no Auditório sito ao Campo Grande, 56, Lisboa, no próximo dia 13 de Junho, pelas 18:00.
Obra e autor serão apresentadas pelo poeta Xavier Zarco.
António dos Santos Boavida Pinheiro, nasceu a 7 de Novembro de 1934, em Alverca do Ribatejo, no seio de uma família modesta, oriunda de duas aldeias «raianas» da Beira Baixa: Rosmaninhal e Zebreira… Foi toda a sua vida um estudioso “nato”, tendo começado nos «Pupilos do Exército» onde tirou o Curso Complementar de Comércio e o Curso de Perito Contabilista, o que lhe permitiu acumular no seu currículo várias Licenciaturas e Mestrados, para além de outros cursos, em Portugal e no Estrangeiro…, por duas vezes ensaiou mesmo o Doutoramento, tendo-se quedado pela frequência com aproveitamento de um curso de nível equivalente… Tudo isto lhe proporcionou uma formação diversificada em várias especializações, académicas e profissionais, nomeadamente as de Antropólogo e de Sociólogo, entre outras… A sua “queda” para as «rimas» já vem desde os tempos de jovem, então ainda aluno dos Pupilos do Exército, do que poderemos referir ser de sua autoria a letra da «marcha dos finalistas» de 1952, assim como diversos poemas a ilustrarem as caricaturas de inúmeros condiscípulos, nos academicamente tradicionais «livros de curso»… A actividade profissional, nunca lhe proporcionou a disponibilidade de tempo, para publicar a sua poesia, que sempre foi produzindo e ficando na “gaveta”… salvo um ou outro poema com que foi participando em revistas e/ou jornais… Com a chegada da aposentação o tempo ficou mais livre… e assim desde Setembro último, que vem participando em «concursos literários» e «jogos florais», em Portugal e no Brasil, tendo sido já reconhecido, entretanto, com a atribuição de mais de uma dezena de «prémios» e «menções honrosas»… Desde 12 de Dezembro de 2008, que aderiu à Família da Luso-Poemas, em cujo sítio da Internet já publicou mais de meia centena de poemas, e onde conta com um grande número de Amigos/as, cujo entusiasmo e apoio, lhe deram coragem para vir a lume, libertar para os outros, esta centena de poemas, que dão forma ao presente livro…


03/06/2009

In Pulsos, de Lurdes Dias (Cleo)

A autora, Lurdes Dias (Cleo) e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de lançamento do livro “In Pulsos”, a ter lugar no Auditório sito ao Campo Grande, 56, Lisboa, no próximo dia 6 de Junho, pelas 19:00.
Obra e autora serão apresentadas pela escritora Mel de Carvalho.

Nascida em Lisboa, é numa pequena aldeia (Pai das Donas, Arganil) que passa a sua infância e adolescência em permanente contacto com a natureza no seu estado mais puro. Frequentou a Esc.Sec. de Arganil até ao 9º ano. Mais tarde, regressa a Lisboa, mas sempre com a sua alma presa ao campo, que lhe marcou uma etapa importante da vida. Com a descoberta das novas tecnologias e das ferramentas que as mesmas lhe davam para abraçar o mundo, não hesitou e começou a dar vida a um outro “eu” que habitava dentro de si, mas que até então desconhecia… Criou o seu primeiro blogue na Internet, chamado ECOS, e se mostrou ao mundo sob o “nick” de medusa, começando assim uma caminhada fascinante pelo mundo das letras. Mais tarde conheceu alguns sites de poesia e ingressou neles, partilhando os seus escritos singelos, e que ao mesmo tempo ia publicando no seu blogue principal, IMPULSOS (http://impulsosdalma.blogspot.com). Participou em algumas publicações colectivas, mais precisamente nos livros: “A Arte pela Escrita”, “Colectânea 2008 Luso Poemas” e “Nas Águas do Verso”, todas elas promovidas pelos sites de que faz parte, Luso Poemas e EscritArtes. É conhecida no mundo cibernauta pelo nome de Cleo e do qual não se pode desligar, por fazer parte de si mesma.

Após o lançamento do livro haverá um jantar no mesmo local, para todos que queiram participar.
Apareçam!

02/06/2009

Diário de Maria Cura em Lisboa

O autor, José Ilídio Torres e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de lançamento do livro “Diário de Maria Cura”, a ter lugar no Auditório sito ao Campo Grande, 56, Lisboa, no próximo dia 6 de Junho, pelas 16:00.

Esta sessão contará com impressões sobre a obra de Lurdes Dias (Cleo), Magda Pais e Vera Sousa Silva: três mulheres à volta de um livro.

Se puder, apareça.